domingo, 30 de junho de 2013

Manga Review: әnígmә (Enigma)



Mais uma vez a Weekly Jump surpreendeu-nos, estávamos nós em Setembro de 2010, e assim como quem não quer a coisa estreia um novo manga de mistério, um género não muito visto por esses lados. Sakaki Keiji começa o manga Enigma, e logo de inicio deu para ver que tudo, desde artwork a história, tudo combinava e levava-me a considerar o manga um dos melhores na revista, mas apesar de ser tão bom para uns não o era para o público mais importante, o japonês adolescente, e assim acaba por levar o Axe.


O protagonista de cabelo verde Haiba Sumio possui uma habilidade especial diferente. Ele adormece de repente e quando acorda, percebe que escreveu no seu diário uma previsão para um futuro não muito distante. Ele usa esse poder para resolver pequenos incidentes com pessoas ao seu redor, até que um dia ele não consegue impedir um único incidente, que era o que ele mais queria evitar. Então ele é chamado por um ser estranho chamado “enigma” junto com outras pessoas que não conhece, mas que aparentemente possuem habilidades tão especiais quanto a dele para participar do misterioso “e-Test” e quem sabe assim recuperar algo que lhe foi tirado.



Enigma tem, como era de esperar, vários mistérios, e, apesar de não ser uma masterpiece de originalidade, acaba por surpreender positivamente em várias ocasiões da história. A trama consegue envolver o leitor e fazê-lo querer ler tudo de uma só vez (o que agora é possível já que acabou) e isto deixou muitos dos fãs em pulgas de semana para semana. A arte encaixa perfeitamente na história, com grande afluência do uso de tons mais escuros e o toque que o autor põe nas ocasiões com maior tensão dá quase a impressão de que estamos mesmo a sentir o que os personagens sentem.

Uma série fantástica para todos os fás de uma boa história de mistério, aos que não são não é muito recomendado, mas sempre podem dar uma vista de olhos. Enigma não levou a melhor nos tão afamados questionários da WSJ, figurando a partir do meio da trama grande parte das vezes no bottom 5 deste ranking, e não sendo tão encorajado a ter um comeback, como ST&RS foi durante várias (e demasiadas) edições.




Enigma foi finalizado com 7 volumes compilados pela Jump Comics, num total de 55 capítulos, e um capítulo 56 com o final “apropriado” para a história mas que não acrescenta muito. A todos os ocidentais que gostariam de ter estes volumes só resta importar ou comprar as versões francesas que foram lançadas pela editora KAZE. Até ao seu próximo trabalho Sakaki-sensei!



Sem comentários:

Enviar um comentário