sexta-feira, 14 de junho de 2013

[Anime Review] Ano Hi Mita Hana no Namae wo Bokutachi wa Mada Shiranai.

Ohayo! Prometi reviews a animes e aqui está o primeiro, e começamos com Ano Hana (achavam mesmo que ia dizer o nome todo?)! E aqui está uma prova que animes com nomes enormes são enormemente bons (às vezes).

 
 Informação:
  • Nome Completo: Ano Hi Mita Hana no Namae wo Bokutachi wa Mada Shiranai. (AnoHana)
  • Ano: 2011
  • Nº de Episódios: 11
  • Produtores: A-1 Pictures
  • Géneros: Drama, Slice of Life, Sobrenatural
  • Idades: +13
  • Linguagem: Japonês  



 Sinopse:
 Jinta Yadomi and his group of childhood friends have become estranged after a tragic accident split them apart. Now in their high school years, a sudden surprise forces each of them to confront their guilt over what happened that day and come to terms with the ghosts of their past.

 Com esta sinopse não se percebe muito da história, mas também não é bom haver spoilers. Vamos só dizer que estes amigos têm de enfrentar os fantasmas do passado. Na verdade apenas um fantasma, o de Meiko Honma (Menma como é tratada pelos amigos), a rapariga que na imagem acima está muito feliz a brincar perto do Jinta (rapaz de camisola vermelha). Ela regressa em tudo igual à época em que morreu, mas o que será que ela quer? E porquê agora? A história começa assim, com o nosso protagonista Jinta a jogar numa tarde de verão e lá está a Menma a "chatear", e o Jinta a pensar que está a ter ilusões devido ao calor.

Este anime dirigido por Tatsuyuki Nagai (diretor também de Ano Natsu de Matteru, Toradora! e A Certain Scientific Railgun) traz-nos 11 episódios do mais emocionante que podemos encontrar num anime. Estes poucos episódios passam a voar, e numa tarde de chuva (o que contribui ainda mais para a emoção) vi este anime todo. Não o vejam sem lenços ao lado, mas antes dessa parte vamos às considerações técnicas.

Considerações Técnicas (Animação e som):

Ano Hana tem uma animação excelente, do melhor que podemos econtrar num anime de 2011 (claro que ao longo dos anos a qualidade vai sempre aumentando), bem polida, o design dos personagens encaixa perfeitamente nas suas personalidades e atitudes, e o trabalho dos Voice Actors foi espetacular em praticamente todas as cenas.


Mas o mais espetacular nas considerações técnicas só pode ser a banda sonora. Não podemos referir Ano Hana sem mencionar o excelente trabalho nesta área. As músicas apresentadas encaixam perfeitamente nas situações em que se encontram e elevam o clima que a história trás a outro nível muito superior. Nesta área temos também a Opening, Aoi Shiori (青い栞) pelo Galileo Galilei, e a Ending, secret base ~Kimi ga Kureta Mono~ (10 years after ver.) (secret base ~君がくれたもの~ (10 years after Ver.)) pela Ai Kayano, Haruka Tomatsu, and Saori Hayami, estas duas músicas são das mais lindas que já ouvi num anime. A determinado ponto neste anime, sempre que um episódio começa ou acaba, e se forem daqueles que ouvem sempre a OP e a ED, sempre que ouvirem estas duas música terão uma lágrima no canto do olho. Eu tinha.


Considerações Finais:

Este anime é forte. Na vida há algo com que todos (ou quase todos) temos dificuldade em lidar, a morte. Esta obra reflete isso mesmo. Passados anos desde a morte de um amigo querido estes amigos não tinha ultrapassado isso, e mesmo para pessoas que nunca tiveram uma morte de uma pessoa importante, este anime vai tocar. Esta história vai puxar pelo vosso lado mais sentimental, e mesmo que sejam os "durões" lá do sítio não vão conseguir ficar indiferente. Este anime é MUITO emotivo, principalmente os últimos episódios e a última cena. Estou aqui a escrever e a lembrar-me da história, e como já era de esperar tenho uma lágrima no canto olho, então, se eu vi, emocionei-me e tudo mais, e se tens alguém a dizer-te aqui que este anime é sem dúvida um dos melhores heart warming (com várias doses de choro) porque ainda não o viste?


Se nunca viram porque não ver? Deixo aqui um sitio onde podem sacar o torrent da série completa, vejam!

E acaba assim a primeira análise a um anime neste blog! Gostaram? Muitos vão pensar "onde raio está a nota?" e eu explico: optei por não atríbuir notas a todas as análises que fizer, seja manga ou anime, pois estas análises não passam de opiniões, e não estou a avaliar nada, estou a partilhar bons mangas e animes, que o são para mim e podem não ser para outros. Claro que tenho uma nota na minha cabeça mas o objetivo destas análises são apenas para divulgar séries e mostrar-vos algo que podem gostar ^^


Digam se querem mais análises de animes e, já agora, escolham-no! Deixo AQUI o meu MyAnimeList, assim podem escolher e fazer-me chegar o próximo anime, ou manga, que querem que analise. Espero pela vossa participação!

Ja ne~


Sem comentários:

Enviar um comentário